quarta-feira, 8 de abril de 2009


Projeto de Lei cria o “Teste
do Olhinho” em Araruama

Num Projeto de Lei da vereadora drª Rosana, aprovado pela Câmara Municipal de Araruama, os recém-nascidos no município, caso o projeto seja sancionado pelo prefeito, poderão contar com o Teste do Reflexo Vermelho, também conhecido como Teste do Olhinho.
Segundo a vereadora, Trata-se de um exame muito simples, rápido e indolor. O único equipamento necessário é um oftalmoscópio direto, cujo exame deverá ser feito numa sala escura e com a ajuda de um auxiliar para segurar, com cuidado, a cabeça do bebê. Em seguida, o aparelho deve ser posicionado a uma distância de mais ou menos 30 cm de cada olho do bebê, e o reflexo vermelho deve ser visto facilmente, em ambos os olhos. O tempo de duração do exame pode levar em torno de 5 minutos, podendo ser realizado por qualquer pediatra treinado. Quando o pediatra conseguir identificar o reflexo vermelho de ambos os olhos, o resultado é “normal”, mas se tiver dificuldade, o bebê deve ser encaminhado ao oftalmologista com urgência.

"O “TESTE DO OLHINHO” pode detectar qualquer patologia que cause obstrução no eixo visual como catarata, glaucoma congênito e qualquer outra patologia ocular que cause opacidade de meios, como opacidades congênitas de córnea, tumores intra-oculares grandes, inflamações intra-oculares importantes ou hemorragias intra-vítreas.
O teste deve ser realizado antes da alta hospitalar para que seja diagnosticado qualquer um
dos problemas citados acima", concluiu a drª Rosana.


Câmara convoca Àguas de Juturnaíba
para explicações sobre falta d´àgua


Num requerimento de autoria da drª Rosana, a Câmara Municipal convocou a concessionária Águas de Juturnaíba a comparecer aquela casa para prestar esclarecimentos a respeito da constante falta de água, que vem causando muitos transtornos a moradores de Araruama. O Poder Legislativo aguarda uma resposta da concessionária, que tem prazo estabelecido por lei, marcando o dia para comparecer a sessão e responder as perguntas dos edis.

Drª Rosana visitou
as unidades escolares

No início do ano letivo, a vereadora visitou algumas unidades escolares do município e indicou que fosse realizadas algumas melhorias, o que foi atendido pela administração municipal.

Presença nos eventos esportivos

Drª Rosana apresentou à Câmara um Projeto de Lei autorizando ao Poder Executivo a realizar uma meia maratona, todo segundo domingo de dezembro, em comemoração a criação da Lei de Incentivo ao esporte. O projeto também, sujere que o evento faça parte do calendário turístico do município, que a exemplo de outras cidades, desperta a atenção de atletas de vários estados e até mesmo atletas internacionais, além de divulgar o município na mídia nacional.

A vereadora aparece ladeada pelo secretário de Esportes, Lanes Maravilha, pelo comodoro do Náutico, dr. José Alberto e pelo secretário de Obras de Araruama, Xico Pintado, ao fundo, durante a premiação da Regata Trans Araruama, realizada no último dia 05.

3 comentários:

  1. AMEI TITIA!!!!
    Q DEUS CONTINUE TE ABENÇOANDO, PARA AJUDAR O POVO DESSA CIDADE!!!

    PARABENS!!!
    BEIJUS CARLA

    ResponderExcluir
  2. TITIA ESTES PROJETOS SÓ PODERIA VIR DE UMA PESSOA COMO VC!!
    ESPECIAL E CORAJOSA E DECIDIDA MULHER VALOROSA CHEIA DO PODER DE DEUS !!
    OUTROS PROJETOS VIRAM E SERÃO REALISADOS .. BEIJOSSSSSSSSSS

    ResponderExcluir
  3. ESSA É A MINHA TITIA...VEREADORA LINDA Q AMO, E SEI Q IRÁ MUDAR A HISTÓRIA DA NOSSA CIDADE!!
    PROJETOS LINDOS, TEM REALIZADO UM TRABALHO MUITO IMPORTANTE DENTRO DA CÂMARA MUNICIPAL!
    CARINHA TE AMO!
    DA SUA FILINHA....FLÁVIA!

    ResponderExcluir